À mesa, amigos amigos e negócios fazem parte

Foto de Dima Bencheci (Table & Friends)

Foto de Dima Bencheci (Table & Friends)

Num jantar, conhecem-se novas pessoas, trocam-se ideias, rabiscam-se projetos. Projeto de convívio tornou-se rapidamente num negócio

 

À hora marcada, já o restaurante Sommer, em Lisboa, está composto, com os participantes de mais um jantar Table & Friends a beber um copo, de pé. É o 552º encontro. O conceito já conquistou 1.600 participantes. Juntam-se (novos) amigos à mesa, trocam-se ideias, às vezes com convidados especiais, rabiscam-se negócios e alguns saem dali com potenciais sócios e/ou investidores.

«É de Arruda? A sua cara não me é estranha». Pergunta Jorge Santos, 32 anos, arquitecto, a Augusto Salgueiro, 44, informático. E, de facto, lá se conheciam de outra ocasião. Este último conheceu a Table & Friends através da Net. É a primeira vez que vem. Quer ouvir o que o convidado especial, tem para dizer sobre o financiamento a empreendedores. É Francisco Banha, dinamizador de Clubes de Business Angels, presidente do Grupo Gesbanha e da Federação Nacional de Associações de Business Angels.

O Table & Friends arrancou em fevereiro de 2012, mas a empresa só foi fundada na última quarta-feira. André Rodrigues Lopes, o criador do projeto, percebeu que era interessante fazer um dois em um: sistema de booking + rede social, com o propósito de juntar pessoas à mesa. «Começámos por fazer jantares abertos para conhecer pessoas novas. Depois veio a ideia dos convidados especiais».

Entretanto, hora de jantar. Começa o ritual de apresentações. Há quem venha só pela curiosidade e pelo convívio, quem venha para perceber o que é um business angel. Alguns já foram empreendedores com pouca sorte. Todos querem conhecer pessoas novas e trocar ideias.

Quando Miguel Gonçalves se apresenta, surgem logo piadas sobre o idealista revolucionário de Braga, que não é ele. Voltam os risos quando na outra ponta da mesa se apresenta um outro Sérgio Miguel Gonçalves, que vem pela segunda vez. Do primeiro jantar surgiu a possibilidade de ele próprio fazer de business angel e apoiar uma empreendedora. Michelle também cativou um potencial investidor no último evento, com aquele que garante ser o melhor bolo de bolacha do mundo.

Também repetente nestas andanças é Madalena Vieira. Veio de Braga propositadamente para este convívio «muito agradável». Francisco Banha pergunta-lhe se tem em vista algum projeto. Ela brinca: «Invista!». E acrescenta: «Ah, e sou benfiquista». A partir daí vários também terminam a apresentação dizendo a que clube pertencem, sempre num ambiente descontraído e bem disposto.

Há um alemão, um catalão e um brasileiro entre os participantes. A dada altura um quarto da mesa já fala em inglês. E ainda só vamos nas entradas.

Antes do prato principal, Francisco Banha discursa mais ou menos durante meia hora, de pé. Todos os participantes estão super concentrados e entusiasmados. Durante o prato principal, risotto, continuam as questões.

«O facto de estarmos aqui à mesa é uma vantagem para vocês e para mim, que quero investir. Podem contactar-me. Posso estar interessado no vosso projeto ou reencaminhá-lo para quem esteja. Há 54 empresas com pessoas com o meu perfil, com 770 mil euros para investir. Ainda há 32 milhões de euros de Business Angels para investir em Portugal», adianta.

Até maio, a Table & Friends – que organiza jantares também com outros temas – vai entrar em seis outros países: Chile, Colômbia, Perú, Brasil, Espanha e Itália. Já tem 13 mil restaurantes associados. Até ao final do ano, terá 25 mil com o lançamento no Reino Unido, França e Suíça.

«Uso o Facebook e chego a todo o lado. Toda a gente está lá», diz André. Para o jantar da semana que vem, com Zé Diogo Quintela e Nuno Carvalho, sócios da Padaria Portuguesa, a aposta recaiu sobre os fãs dos Gato Fedorento e da Padaria Portuguesa naquela rede social.

Entretanto, mais uma pergunta: «Como contactamos um business angel?», perguntam ainda a Francisco Banha. «A partir de agora é fácil. Eu dou-lhe o meu cartão».

Artigo publicado no dia 6 de abril de 2013 no tvi24.pt

Anúncios