Sobre

vanessa cruz

Foi entre números, que o Jornalismo das palavras se tornou profissão. Primeiro na Agência Financeira e TVI24.pt, em fevereiro de 2010. Lá trabalhei – e fiz amigos – até Abril de 2013, como jornalista de economia.

Para além das notícias e reportagens sobre economia, finanças, mercados, turismo e tecnologia, integrei, na recta final, o projecto de reportagens online PUSH by IOL, durante meio ano.

Optei por um breve “até já” ao Jornalismo para abraçar um negócio de família, em crise, contribuindo para a sua reestruturação. Voltei em 2014 para a equipa digital da TVI24 e passei também a trabalhar para o canal, com rubrica de finanças pessoais no Diário da Manhã da TVI.

Estudei Jornalismo na Universidade de Coimbra, mas foi mais a RUC a casa-mãe académica que me fez continuar, depois, os estudos em Lisboa, com um mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e, mais tarde, uma pós-graduação em Gestão Empresarial.

Foi o que escrevi numa folha de papel alaranjada, tamanho A5, na primária, que me fez cumprimentar a escrita com outras mãos. Depois, os poemas e a mania de cheirar cada livro, cada revista, antes de folhear. O prazer de ler histórias. O prazer de contar histórias. As pessoas. Tanto que tinham. Tanto que eu poderia ajudar a contar. Sem muros. Ou com eles, mas espreitando cada lado da história.

Este ano, fiz uma viagem de seis meses pela Ásia. Contei histórias no blogue Ainda há tempo.

Vanessa Cruz

Anúncios